domingo, 6 de fevereiro de 2011

17o ao 19o dia: de Brasília - DF para Parnaíba - PI

Curtimos bastante Brasília durante todo o dia anterior e dormimos cedo para podermos acordar o mais cedo possível para rodar o máximo possível, ainda faltavam 2 mil km e queríamos rodar isso em apenas 3 dias. Assim foi feito, acordamos por volta das 4h da manhãe saímos as 4:41h horário do Piauí, ainda sem sol.

Acabamos nos perdendo logo nos primeiros metros, o local onde estávamos hospedados ainda não estava devidamente cadastrado no GPS, dessa forma, acabamos rodando no bairro e acabamos voltando quase para o mesmo lugar, porém, Graças a Deus, perdemos poucos minutos e começamos a rodar nas principais avenidas. Como a grande parte das ruas das cidades do DF possuem radar resolvemos não passar do limite e acabamos passando quase 2 horas para rodar 100 km já chegando na divisa com o Goiás, onde tomamos café.

Foram poucos quilômetros até a divisa com a Bahia, onde fizemos a 2a parada, encontramos os viagantes do MC Gang de São Paulo, trocamos adesivos e tiramos uma foto, mantivemos contato para que nos procurassem no Piauí, afinal motociclismo é isso, irmandade e apoio nas viagens.

Depois da Divisa aceleramos sobre um sol escaldante rumo ao Piauí, que ironia, devido ao desvio que fizemos não passaríamos mais no Maranhão, que ficará para a próxima expedição, mas a vontade de chegar era tanta que pouco reparamos nos quase 200km de plantações que existem na região próximo a famosa Barreiras - BA, porém, acabamos não reparando na falta de postos de gasolina, dessa forma, acabou faltando gasolina na XT a 2km do posto, devido a velocidade mais elevada (grandes retas e sem curvas) o consumo foi lá pra cima, Aldenis foi o salvador e voltou com um litro de Gasolina para chegarmos ao famigerado posto.

No fim do dia alcançamos o nosso amado Piauí, faltava uns 1000km para chegar em casa, e com o Piauí chegaram os bodes, cabras, jumentos, cachorros, etc na estrada. Amamos nosso estado, mas assim que chegamos percebemos o quanto ainda precisamos andar pra chegar perto dos outros, andamos mais de 5000 km por vários estados e praticamente não vimos animais nas estradas, buracos, ou desorganização na estrada, infelizmente, lamento dizer que foi só chegar no nosso Piauí !

Dormimos em Corrente - PI, após rodar 887km (recorde). Corrente é uma cidade bem floclórica, principalmente por nós do norte, lá fomos recepcionados pelo Paulo, integrante do Asas do Delta, promovido pela Caixa Econômica para gerenciar um setor da empresa na cidade, e além disso, é recém-casado e sua esposa passou para o TJ também na cidade. Juntaram o útil ao agradável ...

No dia seguinte partimos, dessa vez o intuito era dormir em Floriano - PI, saimos tarde e após 250km paramos para conhecer os poços jorrantes de Cristino Castro - PI, à beira da estrada existem diversos bares que possuem os tais poços, não precisa de motor, a água sobe naturalmente e é contida para ser despejada nas piscinas. A água é incolor, ou seja, perfeitamente limpa, infelizmente não é aproveitada para mais nada além das piscinas, pelo contrário, na região existem desertos se formando e nada é feito, na Bahia o que se vê são quilômetros de plantações e a cidade padece de pobreza sendo que existe uma riqueza enorme debaixo do chão, lamentável mesmo !

Até o momento tinhamos pegado pouca chuva, apenas no sul da Bahia, neste dia pegamos bastante, antes de chegar em Canto do Buriti onde a estrada estava agradável, depois de Canto do Buriti começou a buraqueira, e o pior, veio com a ela um temporal com raios, corremos perigo, afinal, estávamos em um local aberto e poderíamos ser antigidos, felizmente nada aconteceu. Após 66km pegamos estrada perfeita, porém, sem sinalização e chegamos em Floriano após mais de 600km, à noite fomos passear na cidade que igualmente a Parnaíba passa por reformas de saneamento básico, a qualidade do trabalho é a mesma observada em Parnaíba, por aí da pra se tirar uma conclusão.

Na cidade fomos conhecer a beira-rio e alguns restaurantes, depois de rodar todo o sul do estado finalmente verificamos uma cidade com algum desenvolvimento, bem movimentada, sinalizada e aparentemente possui mais habitantes dos que os 57 mil divulgados pelo IBGE.

Último dia: Finalmente vamos chegar em casa, após o Café saímos em direção a Parnaíba. Com poucas paradas rapidamente alcançamos Teresina e Piripiri, onde nos despedimos de José Neris que resolveu seguir direto para Parnaíba, Bergson e Lidiane seguiram para Tianguá para deixar nossos companheiros Aldenis e Toim e também aproveitar o almoço oferecido pelos nossos amigos Alexandre, Eduardo e Cacá, para isso rodamos 100km a mais.


Chegamos em casa por volta das 18h acompanhados pelos Asas Júnior e Assunção que foram gentilmente nos receber na entrada de Cocal, distante 66km de Parnaíba, assim tivemos uma entrada gloriosa e para alívio da mamãe finalmente chegamos em casa, sujos, cansados, mas de alma lavada !!


Vamos as Fotos:


Sorria, chegamos na Bahia ! - De noooovo ...

Divisa

Após 300 km

Asas e Amigos com os novos amigos do MC Gangs de São Paulo

Após conhecer a "bela" Formosa do Rio Preto - BA e não Caldas Novas chegamos ao Piauí e também as cabras, bodes, bois, cachorros na estrada ...

Falta pouco pra casa

Chegar em Casa é bom, mas ainda precisamos rodar bastante ....

Praticando o Moto Turismo

Todo mundo Feliz por completar mais uma etapa da viagem

Em Corrente fomos recebidos pelo amigo Paulo, Integrante do Asas, novo morador da cidade mais austral do Piauí, só perde para Cristalândia

Cristino Castro e suas piscinas naturais, toda essa água é 100% limpa e jorra 24h por dia do fundo da terra

O Piauí tem um dos maiores lençois freáticos da América do Sul e não é aproveitado para quase nada

Estávamos felizes por estar ali, mas pensativos em como nosso Piauí ainda é atrasado ...

Realmente, um belo banho no meio do Sertão

Em Piripiri nos despedimos de Zé Neris e fomos para Tianguá visitar nossos amigos
Em Tianguá, fomos recebidos pelo Seu Alexandre, Eduardo e Cacá que nos serviram um grande almoço de recepção, nos despedimos de Aldenis e Toim e fomos para Parnaíba.

Finalmente em casa

Só muito amor para suportar tanta estrada com o maridão

Fomos recepcionados perto de Cocal - PI pelos amigos Júnior e Assunção

Eles futuros Expedicionários, Júnior em sua CB 600F Hornet e Assunção em sua Fazer 250 LE

Quilometragem rodada em toda a viagem, quase 8.000 km que seriam completados caso seguíssimos o roteiro completo.

Kelson recebendo seu filho

Sujo, cansado, mas muito feliz ...

Conceição muito aliviada com a chegada do filho

Na porta de casa

2 comentários:

  1. Querido Bergons, parabéns pela viagem, show d bola.

    mas bem q vc podiam ter dado 1 esticadinha até SP...ficou devendo. rs

    qto a publicar na moto adventure, basta entrar em contato com o Laertes - laertes@cteditora.com.br, pode falar no meu nome, o cara é nota 1000.

    []s e sempre às ordens.

    Cezinha
    Presidente
    Carpe Dien MT
    SP/SP

    ResponderExcluir
  2. Irmão,

    Parabéns pela mototrip, estou examinando aos poucos o conteúdo de seu blob, muito bom.

    Legal que viaje com amigos, é mais seguro, já eu prefiro sempre ir sozinho, coisa meio espiritual, me sinto mais livre, se bem que é mais perigoso.

    Boas curvas,

    Nilson soares
    www.baiaodeideias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seguidores